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Os aromas e o marketing das marcas

Quando pensamos em Marketing, poucas são as vezes que pensamos no sentido do olfacto, pois os apelos das marcas são na sua generalidade feitos pelos sentidos da visão e da audição, ignorando-se os restantes.

 

Mas não será o olfacto uma excelente estratégia de diferenciação?

Por experiência própria todos conhecemos o efeito de certos aromas sobre o nosso comportamento de compra.

Os exemplos são inúmeros. Um cheiro a peixe grelhado pode-nos encaminhar para um restaurante de praia, as castanhas a assar podem-nos empurrar para a banca de um vendedor de rua, o cheiro a pão ou café pode-nos sugerir uma pausa numa qualquer esplanada.

Para além disso, um cheiro agradável pode tornar a nossa experiência de compra inesquecível, levando-nos a desejar voltar, ou a prolongar a nossa estadia num determinado espaço.

 

Mas o que é então o Marketing Olfactivo?

Designa-se por marketing sensorial o conjunto de técnicas de marketing que visam seduzir o consumidor, usando todos os seus sentidos, com o objetivo de influenciar sentimentos e comportamentos.

O marketing olfativo, que faz uso do sentido do olfato, apesar de poder ser usado de forma isolada, produz melhores resultados quando integrado em ações de marketing sensorial.

As técnicas de marketing olfativo visam atuar sobre as emoções de clientes atuais ou potenciais, tendo como objetivo contribuir para que eles se sintam atraídos pela marca, produto, ou espaço físico.

Em termos gerais, o marketing olfativo é uma ferramenta de extrema importância porque:

  • contribui para atrair e fidelizar clientes;
  • funciona bem como complemento de campanhas tradicionais de marketing (ex: envio de correio com aroma);
  • é mais poderoso do que o marketing auditivo ou visual;
  • permite que as marcas possam sobressair entre todos os concorrentes;
  • impacta positivamente clientes, visitantes e mesmo os colaboradores.

Nos últimos tempos o interesse no marketing olfactivo tem sido crescente. E porquê?

  • a identidade olfativa de uma marca, produto ou espaço, pode ser um importante elemento diferenciador;
  • grande parte das nossas emoções são geradas pelo olfato;
  • a memória olfativa é a mais duradoura de todas;
  • os aromas agradáveis têm influência no bem-estar e humor de empregados e clientes.

Porém será importante ter em atenção que:

  • os odores são percebidos de maneira diferente, consoante o sexo, país de origem, a idade e a experiência individual de cada pessoa;
  • existem pessoas com intolerâncias olfativas.

 

Agora que já sabe que usar o sentido do olfato no marketing pode ajudar a sua empresa a diferenciar-se da sua concorrência e a atrair e reter clientes, está à espera de quê para dar o primeiro passo?

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