Nos trabalhos de limpeza são utilizados numerosos produtos químicos. Trata-se de substâncias que podem ter reacções perigosas tais como incêndios ou explosões ou prejudicar a saúde e/ou o ambiente. É necessário conhecer e prevenir os riscos.
Riscos de incêndio – há três tipos de produtos que podem provocar explosões ou incêndios:
➧O produtos inflamáveis
➧Os produtos comburentes, que podem activar ou favorecer a combustão
➧Os produtos explosivos
Riscos para a saúde – muitos produtos químicos podem ser perigosos para a saúde e são classificados como:
➧Tóxicos ou muito tóxicos
➧Nocivos
➧Irritantes
➧Corrosivos
Os produtos químicos podem penetrar no organismo:
➧Por inalação: durante a respiração, através da boca e do nariz
➧Por ingestão directa: por exemplo bebendo o produto químico de uma garrafa
➧Por ingestão indirecta: por exemplo levando à boca, ao fumar ou ao comer, as mãos que manipularam o produto e que não foram lavadas.
➧Por contacto com a pele e olhos
➧Por contacto com uma ferida aberta, entrando directamente na circulação sanguínea
Risco para o ambiente: muitos produtos químicos podem danificar o ambiente, pelo que devem ser tratados e eliminados seguindo indicações precisas.
Assim são classificados:
➧Nocivos para o ambiente
➧Tóxicos para o ambiente
➧Altamente tóxico para o ambiente
Quais então as medidas de prevenção a adoptar? Para utilizar em segurança os produtos químicos, uma série de directivas europeias estabeleceu um sistema obrigatório de rotulagem e de fichas de segurança, que permitem identificar os produtos, os perigos a eles associados e as precauções a adoptar.
É fundamental ler e saber interpretar quer os rótulos quer as fichas de segurança, que os fabricantes têm a obrigação de facultar.
Também deverá conhecer algumas regras básicas a cumprir:
- Após a manipulação e/ou a utilização dos produtos químicos, lavar sempre as mãos cuidadosamente.
- Evitar colocar produtos químicos em embalagens não identificadas (sobretudo, garrafas de água mineral ou bebidas).De qualquer modo se tal tiver que acontecer, assegurar-se que o conteúdo e eventual símbolo de perigo ficam bem identificados e de forma visível.
- Nunca misturar com outros produtos.
Nos rótulos aparecem símbolos universais (pictogramas) onde se visualizam imediatamente os riscos associados ao uso do produto. É indispensável saber reconhecê-los.
Já sabe, manusear produtos de limpeza é manusear produtos químicos e como tal não descure a segurança! Se tiver dúvidas na utilização de algum produto, não hesite em contactar os técnicos da JMCS, pois têm a formação necessária para o ajudar.