Notícias

A DESINFECÇÃO VEIO PARA FICAR

A pandemia do COVID 19 veio alterar muitos dos nossos hábitos, alguns deles que vieram para ficar. Não havendo ainda soluções que tratem este vírus, a melhor estratégia continua ainda a ser a prevenção, para conter o risco de contágio e impedir sua propagação aumentando medidas de saneamento e desinfecção de superfícies.

Desinfecção das Mãos

Seguir as regras de higiene para lavar e desinfectar as mãos é a primeira medida fortemente recomendada pela Organização Mundial da Saúde.

O Primagel Plus (ver AQUI) é um gel desinfectante para mãos para dispositivos médicos cirúrgicos que garante a desinfecção segura contra vírus e bactérias em segundos. A sua eficácia foi comprovada e certificada por laboratórios externos credenciados.

Quando usado corretamente, o Primagel Plus realiza uma acção higienizante, bactericida, virucida, fungicida e tuberculocida. Em particular, foi testado em adenovírus, norovírus murinos, poliovírus e contra HIV e SARS-coronavírus.

Como o novo coronavírus (SARS-CoV-2) pertence à mesma família que o SARS-coronavírus (SARS-CoV), a Allegrini recomenda o uso do Primagel Plus para reduzir o risco de contágio do vírus.

O Primagel Plus tem uma formulação alinhada com as recomendações da Organização Mundial da Saúde, pois contém etanol (álcool etílico) como ingrediente activo para a desinfecção das mãos.

Desinfecção de Superfícies

De acordo com uma análise de 22 estudos realizados por uma equipa de pesquisa da University Medicine Greifswald, na Alemanha, e publicados no Journal of Hospital Infection, os coronavírus, incluindo Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e endemia o coronavírus humano (HCoV), pode permanecer infeccioso em superfícies como metal, vidro e plástico em temperatura ambiente por até 9 dias.

As condições ambientais, no entanto, podem afectar significativamente a capacidade do vírus persistir em superfícies, por isso é difícil estimar com precisão e prever sua vida útil.

Os vírus pertencentes à família dos coronavírus podem ser combatidos através de procedimentos de limpeza e desinfecção usando detergentes ou desinfectantes à base de álcool etílico ou peróxido de hidrogénio. Nenhum produto ainda pode ser testado no COVID-19 (SARS-CoV-2) porque é um novo coronavírus, o que significa que actualmente não há acções específicas e direccionadas disponíveis, mas é possível conter o risco de contágio e impedir sua propagação aumentando medidas de saneamento e desinfecção de superfícies.

Maçanetas, botões de elevadores, mesas e cadeiras, camas de pacientes, superfícies de processamento de alimentos e até volantes e manípulos de carros são apenas alguns dos objectos e lugares que podem ser facilmente contaminados.

Para as necessidades de limpeza e desinfecção, a JMCS oferece soluções específicas para cada necessidade. Veja AQUI

A DESINFECÇÃO VEIO PARA FICAR