Notícias

A importância dos Equipamentos de Proteção Individual em tempos de pandemia

A importância dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs é demais conhecida em vários sectores de actividade, mas com a pandemia do Covid19 ganhou outra dimensão, até para aqueles que desconheciam a sua utilização. O uso tornou-se transversal e determinante como uma das medidas de protecção de colaboradores e clientes, no combate à propagação do vírus.

Por EPI entende-se todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, que se destina a protegê-lo dos possíveis riscos que ameaçam a sua segurança e a sua saúde no trabalho, evitando ou atenuando a gravidade das possíveis lesões.

Até há bem pouco tempo o calçado, os protetores auriculares, os óculos ou os capacetes de segurança, eram os EPIs mais conhecidos e utilizados, mas nos últimos meses, outros equipamentos entraram no dia a dia de todos os negócios, tais como as máscaras, as luvas, os cobre-sapatos, batas e outros materiais do género descartáveis (veja a oferta destes produtos da JMCS aqui).

Aqueles que eram artigos quase exclusivamente utilizados em ambiente hospitalar, são agora comuns a vários sectores de actividade.

Este tipo de EPIs descartáveis são essencialmente utilizados para criar uma barreira entre o utilizador e os vírus, bactérias ou germes, reduzindo assim as oportunidades de tocar, ser exposto e espalhar estes micro-organismos. Desta forma, ajudam a impedir a propagação de vírus nos vários ambientes, protegendo quer os clientes quer os profissionais de possíveis infecções.

Mas a utilização destes Equipamentos de Protecção Individual devem ser complementados com outros cuidados adicionais, tais como:

  • Lavar as mãos com frequência e de uma forma eficaz e correta (ver aqui produtos JMCS para a lavagem eficaz das mãos).
  • Caso não seja possível lavar as mãos com água e sabão poderá usar um desinfetante como o PRIMAGEL.
  • Quando tossir ou espirrar, cubra a boca ou o nariz com um lenço de papel ou use a parte interna do cotovelo, deitando fora de imediato o lenço descartável.
  • Respeite o distanciamento social.
  • Pratique a segurança alimentar ao manusear, cozinhar e armazenar alimentos (consulte aqui a oferta JMCS de desinfectantes de superfícies).
  • No final de cada utilização, deite para recipientes adequados os vários equipamentos descartáveis (ver aqui a oferta da JMCS de caixotes e recipientes de resíduos).
  • Por fim, garanta os cuidados da pele após utilização de equipamentos de proteção individual, aplicando creme hidratante e/ou creme de barreira nas zonas de apoio dos EPIs sujeitas a maior pressão, como o creme MANIGUARD.
A importância dos Equipamentos de Proteção Individual em tempos de pandemia